Pesquisa DataFolha, o “atestado de óbito” da campanha de Serra

          A situação de José Serra, candidato da oposição a Lula, ficou mais complicada, a pouco mais de 40 dias das eleições. Agora, até o DataFolha configura vitória de Dilma Dousseff, a candidata do Lula, já no primeiro turno. Na pesquisa divulgada nesta sexta-feira (20 de agosto), Dilma aumentou de 11 para 17 pontos (47% a 30%) a vantagem sobre o tucano. Computados apenas os votos válidos, Dilma tem 54% das intenções de votos, ou seja, vence no primeiro turno. A vertiginosa ascensão da petista se deu até no Sul, onde Serra tinha vantagem de 13 pontos (45% a 32%) e desabou para apenas 2 (40% a 38%, empate técnico).  Os aliados nem o estariam mais mostrando-o nas suas propagandas.

          A pesquisa do DataFolha foi feita depois do início da propaganda no rádio e TV, que os tucanos aguardavam confiantes. Mas o resultado sugere que os marqueteiros de Dilma se saíram melhor que os do tucano. E pegou muito mal o fato de a propaganda de Serra passar a tratá-lo de e mostrar imagens do candidato tucano com Lula. Para analistas políticos, como Lúcia Hipólito, da rádio CBN, é reflexo de fraqueza, desespero e bagunça nas hostes tucanos. E induz o eleitor a perguntar: por que Serra esconde Fernando Henrique Cardoso na sua propaganda, se ele é candidato do ex-presidente? (veja o comentário em http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/lucia-hippolito/LUCIA-HIPPOLITO.htm

          Para o jornal Folha de S. Paulo, considerado anti-Lula, a pesquisa parece ser o atestado de óbito da campanha tucana:

          “Do ponto de vista político … a campanha de Serra parece ter recebido seu atestado de óbito com a divulgação da pesquisa Datafolha que mostra uma diferença acachapante a favor da petista Dilma Rousseff. A situação já era desesperadora. Sintoma disso foi o programa do horário eleitoral que foi ao ar na quinta-feira no qual o principal candidato de oposição ao governo Lula tenta aparecer atrelado… ao próprio Lula… A sem-cerimônia dessa apropriação extravasa os limites, reconhecidamente largos, da mistificação marqueteira.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: